Aproveitar a vida

Aproveitar a vidaVocê aproveita a vida?

É muito comum ouvir as pessoas e, principalmente os jovens, dizendo que querem aproveitar a vida. E isso geralmente é usado como desculpa para eximir-se de assumir responsabilidades.

Mas, afinal de contas, o que é aproveitar a vida?

Para uns é matar-se aos poucos com as comilanças, bebidas alcoólicas, fumo e outras drogas.

Para outros é arriscar a vida em esportes perigosos, noitadas de orgias, consumir-se nos prazeres carnais.

Talvez isso se dê porque muitos de nós não sabemos porque estamos na Terra. E, por essa razão, desperdiçamos a vida em vez de aproveitá-la.

Certo dia, um jovem que trabalhava em uma repartição pública, na companhia de outros colegas que costumavam se reunir todos os finais de expediente para beber e fumar à vontade, foi convidado a acompanhá-los.

Ele agradeceu e disse que não bebia e que também não lhe agradava a fumaça do cigarro. Os demais riram dele e lhe perguntaram, com ironia, se a religião não lhe permitia, ao que ele respondeu: A minha inteligência é que me impede de fazer isso.

E que inteligência é essa que não lhe permite aproveitar a vida? Perguntaram os colegas.

O rapaz respondeu com serenidade: E vocês acham que eu gastaria o dinheiro que ganho para me envenenar? Vocês se consideram muito espertos, mas estão pagando para estragar a própria saúde e encurtar a vida que, para mim, é preciosa demais.

*   *   *

Observando as coisas sob esse ponto de vista, poderemos considerar que aproveitar a vida é dar-lhe o devido valor.

É investir os minutos preciosos que Deus nos concede em atividades úteis e nobres.

Quando dedicamos as nossas horas na convivência salutar com os familiares, estamos bem aproveitando a vida.

Quando fazemos exercícios, nos distraímos no lazer, na descontração saudável, estamos dando valor à vida.

Quando estudamos, trabalhamos, passeamos, sem nos intoxicar com drogas e excessos de toda ordem, estamos aproveitando de forma inteligente as nossas existências.

Quando realmente gostamos de alguma coisa, fazemos esforços para preservá-la. Assim também é com relação à vida. E não nos iludamos de que a estaremos aproveitando acabando com ela.

Se você é partidário dessa ideia, vale a pena repensar com seriedade em que consiste o aproveitamento da vida.

E se você acha que os vícios lhe pouparão a existência, visite alguém que está se despedindo dela graças a um câncer de pulmão, provocado pelo cigarro.

Converse com quem entrega as forças físicas a uma cirrose hepática causada pelos alcoólicos.

Ouça um guloso inveterado que se encontra no cárcere da dor por causa dos exageros na alimentação.

Visite um infeliz que perdeu a liberdade e a saúde para as drogas que o consomem lentamente.

Observando a vida através desse prisma, talvez você mude o seu conceito sobre aproveitar a vida.

*   *   *

A vida é um poema de beleza, cujos versos são constituídos de propostas de luz, escritas na partitura da natureza, que lhe exalta a presença em toda parte.

Em consequência, a oportunidade da existência física constitui um quadro à parte de encantamento e conquistas, mediante cuja aprendizagem o Espírito se embeleza e alcança os altos planos da realidade feliz.

Até quando?

Quantas vezes você já indagou por quanto tempo ainda conseguirá aguentar as dificuldades que o atormentam?

Quantas vezes, pela manhã, ao despertar, você se sente sem forças para enfrentar o dia que surge?

Quantas vezes já disse a si mesmo que chegou ao limite de suas energias, que não aguenta mais?

E, no entanto, você prossegue, dia após dia, nas lides do trabalho, nas problemáticas familiares, nos embaraços financeiros, enfim…

É bastante peculiar essa capacidade que tem o ser humano de não se entregar, mesmo que pareça estar em quase desfalecimento.

Mais de uma vez, com certeza, você já ouviu falar de crianças e bebês encontrados com vida, após dias de soterrados. Como se recusassem a desistência da luta, da vida.

E nos recordamos dos sofrimentos das mulheres que vivem em países onde lhes são negados quaisquer direitos.

Sem direito à escola, a atendimento médico, a tratamento humanitário.

Mulheres que em plena adolescência, ou ainda na meninice, são dadas em casamento a homens, quase sempre bem mais velhos que elas.

Elas têm seus sonhos destroçados, suas vontades menosprezadas.

Mulheres que sofrem espancamentos por nada e por coisa alguma.

Porque ousaram conceber uma menina, quando o marido aguardava um menino.

Porque tentam andar sozinhas pelas ruas, porque planejam fugir, porque erguem a tonalidade da voz.

Os maus tratos são rotina. E ninguém se importa. O que faz um homem, portas adentro de seu lar, com a esposa ou filhos, não é da conta de ninguém.

Os anos passam e elas vão acumulando no corpo as marcas dos espancamentos: dentes faltando, lacerações, hematomas.

Algumas fogem da vida, por não enxergarem perspectivas de alterações positivas, em suas existências.

Outras, corajosas, optam por estabelecer objetivos para si mesmas.

Objetivos que as mantêm vivas e as fazem não desistir: a vida de seus filhos, a sua liberdade, a liberdade de seu país.

Como uma rocha, enfrentam os ventos turbulentos. Choram, lamentam, mas não desistem.

Quantas agressões pode suportar um corpo humano? Qual o limite?

Algumas ainda carregam a generosidade n’alma, para socorrer seres que creem mais infelizes que elas mesmas.

Uma generosidade que não se abala, nem se contamina pelos desapontamentos e desilusões de cada dia.

E quando têm a oportunidade de fazer algo a benefício de outrem, se entregam até ao sacrifício da própria vida.

São exemplos. Por isso, quando as forças lhe estiverem falhando, pense que dentro de você ainda existem energias.

E não se deixe derrotar, jamais. Um dia, o panorama se modifica. A noite se transforma em alvorada.

Aguarde pelos raios da madrugada nova e não se entregue ao desânimo, em circunstância alguma.

O sol pode demorar a surgir, mas sempre ressurge, afagando a vida e renovando a esperança.

Aguarde, sem abandonar a luta. Amanhã, amanhã pode ser o dia da sua libertação do círculo das dores.

Espere.

Auto-superação

Você já se sentiu, alguma vez, a pessoa mais incapaz da face da terra?

É até possível que tenha acontecido por mais de uma vez, não é mesmo?

E por que será que isso acontece?

Vamos refletir um pouco sobre essa questão.

Considere, em primeiro lugar, que você é uma pessoa única, não existe ninguém no universo igual a você.

Você tem uma soma de experiências só suas. Tem sentimentos únicos e tem limites que são só seus.

Então, é provável que ao tentar superar outra pessoa, tenha a sensação de que não é capaz e se frustre.

Se uma pessoa muito ligada a você, por exemplo, inicia um curso qualquer, e você não tem o mínimo talento para essa atividade, sente-se inferior.

Se um amigo começa um regime para emagrecer, e você está se sentindo um pouco acima do peso, faz o mesmo regime e não perde uma única grama, sente-se a pessoa mais infeliz.

Se, na academia que freqüenta, as pessoas ao seu redor fazem proezas enquanto você apenas faz tentativas vãs, a vontade de desistir é quase inevitável.

Essas, entre tantas outras situações, podem ocasionar desestímulo e sensação de fracasso.

No entanto, ao admitir que você é um ser único, e não há no universo ninguém igual a você, todas as frustrações desaparecem.

Você, ao invés de olhar ao redor, tentando superar os outros, buscará conhecer suas próprias possibilidades, talentos e limitações, e buscará superar a si mesmo.

E então, cada conquista, ainda que mínima, será uma vitória real.

Considere que você, e somente você, deve servir de parâmetro quando se trata de conquistas próprias.

As conquistas dos outros são dos outros, e todos tiveram ou têm limitações a superar ou talentos conquistados com os próprios esforços.

Não há dúvida que podemos almejar determinadas conquistas que outros já possuem, mas não devemos querer tê-las prontas.

Cada esforço deve ser envidado com lucidez, pela auto-superação, e não pela superação dos outros.

Sempre existe algo que você faz melhor que os outros e algo que os outros fazem melhor que você, e isto não é motivo para desanimar.

A verdadeira grandeza está justamente em reconhecer essa realidade e aceitá-la com maturidade.

Embora haja um forte apelo social para que acreditemos que somos uma massa uniforme, que devemos seguir determinados padrões, nós continuamos a ser indivíduos únicos.

Reflita sobre essas questões e tenha uma conversa consigo mesmo.

Analise-se com carinho e atenção, para conhecer seus limites e tente superá-los, sem neuroses.

Conheça seus talentos e reforce-os, sem pretensões descabidas.

Busque a auto-superação e não a superação dos outros.

Cresça de forma efetiva, para ser a cada dia melhor que no dia anterior. Melhor que você mesmo, e não melhor que os outros.

Não há clones de você e tampouco você é clone de alguém, por mais que se pareça fisicamente com outra pessoa.

Nem mesmo irmãos gêmeos estão nivelados nas experiências. Cada um tem seus limites e potencialidades singulares.

 

Pense nisso!

 

Você é um espírito ímpar.

Pode até imitar muito bem outras pessoas, mas ainda nisso você será sempre inigualável.

Seu perfume espiritual é único. Suas emoções são intransferíveis.

Deus criou você para que seja você mesmo, ninguém mais.

Pense nisso, e busque vencer os próprios limites para ser cada dia melhor que na véspera.

Amar a família ou comprar uma família?

Renata LombardiDesde pequenos um hábito se instala em nós: resolver problemas comprando coisas. Você já percebeu como essa situação é bastante comum?

Começa quando as crianças vêem anúncios na TV e pressionam os pais para que lhes comprem brinquedos e doces.

Por sua vez, pais e mães também são levados a acreditar que seus filhos serão mais felizes se tiverem mais e mais coisas materiais.

É o consumismo se instalando. Em vez de enfrentarem essa crise educando a criança, em geral os pais a satisfazem.

É uma atitude que reforça a crença de que se pode ter tudo e que as coisas materiais são a razão da felicidade.

Muitos pais, inclusive, tentam compensar as longas horas ausentes de casa fazendo compras exageradas.

Enchem os filhos de objetos e, rapidamente, as crianças aprendem a negociar. Tornam-se cada vez mais exigentes e consumistas.

Na adolescência, as compras continuam: aparelhos eletrônicos substituem os brinquedos. São celulares, computadores e jogos eletrônicos de imediato substituídos, quando surgem novos modelos.

As mesadas se tornam maiores e logo os filhos desaparecem de casa, em companhia de amigos. Vivem em noitadas intermináveis, com fácil acesso ao álcool, fumo e drogadição.

O passo seguinte é comprar-lhes um carro, um apartamento…

E cabe então a pergunta: Nessas quase duas décadas em que vivem com os pais, que aprenderam? Que exemplos receberam?

Será que conhecem verdadeiramente seus pais? Estão preparados para amar ou para comprar?

E o que dizer dos pais? Será que realmente conhecem seus filhos? Sabem de seus sonhos e aspirações? Já ouviram suas frustrações e problemas?

Chega-se então ao mundo adulto. E as situações infelizes continuam a ser resolvidas à base de compras.

Roupas e sapatos, carros, vinhos, jóias. A ostentação esconde a infelicidade.

Falsa é essa felicidade baseada em ter coisas. Ela estimula o materialismo e destrói o que temos de mais belo: a convivência familiar, a construção de lembranças preciosas.

Amar a família inclui sustentá-la em suas necessidades, prover o estudo dos filhos, garantir alimentação e lazer.

Mas, muito diferente é substituir a presença do amor pelo presente – por mais ricamente embalado que seja.

Um filho é uma dádiva Divina. Uma responsabilidade que inclui não apenas dar-lhe coisas materiais, mas dar-lhe suporte emocional, psicológico.

É preciso falar com os filhos, conhecê-los, sondar o que pensam, refletir sobre o que fazem.

O mesmo vale para o casal: depois de alguns anos de convivência, as conversas, antes tão íntimas, costumam ser substituídas por presentes, como flores e jóias.

Aos poucos se esvai a cumplicidade, a parceria e até a atração.

E os pais? Envelhecem sozinhos, cercados de enfermeiras ou de pessoas pagas para tomar conta deles. Velhos pais, isolados, com suas manias e conversas que ninguém quer ouvir.

Quão felizes seriam com visitas e conversas mais longas.

Por tudo isso, reflita hoje: Estou amando ou comprando minha família?

Amando a vida


Renata LombardiTem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu…

Assim são os versos iniciais da música de Chico Buarque de Holanda, Roda viva.

E é como muitas pessoas se sentem, em alguns dias. Desesperançadas, descontentes, sem perspectivas de dias melhores.

Pessoas que acreditam que para ser feliz há que se ter muito dinheiro para desfrutar de viagens, festas e ter tudo que se deseje: de roupas, joias a carros importados e iates.

A mídia, de um modo geral, reforça essas ideias, com seus apelos de marketing, novelas e filmes que mostram a irrealidade da felicidade como consequência do ter.

Pessoas assim facilmente se sentem infelizes. Se a festa não teve o brilho idealizado, se o amor partiu, se o amigo não atendeu a um pedido, tudo é motivo para tristeza.

Acreditam que a vida não vai além de uma feliz excursão pelo planeta, em venturoso período de férias.

Para quem, no entanto, tem a consciência da real dimensão da vida, que é aprendizado e progresso, todo esforço é valorizado e a superação é comemorada.

Um exemplo disso é Emmanuel, um jovem iraquiano. Ele e o irmão foram encontrados por uma freira dentro de uma caixa de papelão.

Certo dia, um anjo louro, conforme ele narra, adentrou o orfanato onde se encontravam. Em princípio, o intuito era de os conhecer e, talvez, financiar as cirurgias de que necessitavam.

Ao menos, assim pensavam os irmãos que, por causa da guerra química, são portadores de graves defeitos físicos nos membros.

Mas, aquela australiana se apaixonou pelos meninos que sequer sabem ao certo sua idade pois não têm certidão de nascimento.

Emmanuel, que imagina ter em torno de dezessete anos, tem um sorriso aberto, franco, contagiante.

Nada de tristezas alimentadas. Ele sonha em ser cantor profissional e, tendo se apresentado em um show de talentos, na Austrália, conquistou o público, com sua desenvoltura no palco.

A música que escolheu foi Imagine, de John Lennon.

Arrebatou o público ao convidar, em excelente interpretação: Imagine que não há países… Nada porque matar ou morrer.

Imagine todas as pessoas vivendo a vida em paz.

Imagine nenhuma propriedade. Nenhuma necessidade de ganância ou fome. Uma irmandade de homens.

Imagine todas as pessoas compartilhando o mundo todo.

Você pode dizer que sou um sonhador, mas eu não sou o único. Eu espero que algum dia você se junte a nós e o mundo viverá como um só.

*   *   *

Enquanto Emmanuel persegue seu sonho, ele continua sorrindo e amando a vida. Sobretudo a essa mãe que deu a ele e ao irmão uma nova vida.

Para todos os que lamentam não ter roupas de grife ou dinheiro para gastar, é bom recordar desses dois iraquianos: sem identidade, sem família, com graves deficiências nos membros. E eles sorriem.

Sem apego ao passado de dores, sem mergulho na tristeza pelas deficiências físicas, eles aproveitam intensamente a vida com a mãe australiana que beijam e abraçam, mesmo que não tenham braços perfeitos para envolver o pescoço amado.

Pensemos nisso.

Dicas Para Viver Bem

  • Saiba tratar bem aos outros e a você mesmo.
  • Não acreditar em tudo que lhe dizem. Não desacreditar em tudo que afirmam ser mentira.
  • Quando disser “desculpa”, olhar a outra pessoa directamente nos olhos.
  • Acreditar em amor a primeira vista.
  • Acreditar em empatia à primeira vista.
  • Nunca puxar o tapete dos outros: geralmente você está em cima dele.
  • Viver apaixonadamente, com todos os ferimentos que isso acarretar: vale a pena.
  • Se perguntarem algo indiscreto, sorrir e dizer: “Por quê você quer saber isso? A conversa geralmente para por aí.
  • Lembrar que um grande amor e uma grande conquista significam grandes riscos.
  • Quando errar não esquecer a lição. E corrigir o que for possível.
  • Lembrar sempre de três coisas: respeito por você mesmo, pelos outros e por seus atos.
  • Ficar sozinho de vez em quando. Mas apenas de vez em quando.
  • Ler mais ver menos TV. Fica mais fácil passar aos seus filhos o que aprendeu.
  • Saber que o silêncio pode ser uma resposta.
  • Orar, o poder da oração é infinito.
  • Viver uma vida que lhe permita olhar para trás e sorrir.
  • Em discussões com pessoas amadas, concentrar-se no presente, e não trazer feridas do passado.
  • Quando viajar, visitar um lugar onde ninguém mais da excursão foi. Este lugar será seu.
  • Você pode ter qualquer coisa. Mas não pode ter tudo.
  • Lembre-se que o seu caráter é um espelho do seu destino.
  • Aproveitar a sorte, quando está a seu favor.
  • Se precisar disparar a flecha da verdade, primeiro molhe sua ponta no mel.
  • Peça ajuda. E saiba reconhecê-la.
  • Aprender todas as regras, e transgredir algumas, assim que for possível.
  • Escolha seus amigos. E escolha seus inimigos: não dê a qualquer um a honra de enfrentá-lo.
  • Quando alguém começar a agredi-lo verbalmente não interrompa. Verá que a agressão se esvazia por si mesma.
  • Contenha a inveja. Ela é fonte de muita infelicidade.
  • Aprenda a julgar sem ser desagradável.
  • Lembre-se que ninguém vence sozinho. Tenha gratidão no coração e reconheça prontamente aqueles que o ajudam.
  • Nunca subestime o poder de uma palavra ou de uma ação gentil.

Receita de bem viver

Renata LombardiUm dos graves problemas da humanidade é o desgosto pela vida. Em muitas criaturas, nota-se um descaso por este tesouro que se chama vida. 
 
A prova cabal é o número crescente de suicídios em todas as camadas sociais, de ambos os sexos e nas mais variadas idades. 
 
Seria muito importante se começássemos a olhar para a vida com outros olhos. Se pensássemos, todos os dias, que, apesar de todas as dificuldades que atravessamos, muitos espíritos desencarnados gostariam de estar em nosso lugar, aqui, na carne, usufruindo das bênçãos da existência física. 
 
Melhor ainda se seguíssemos a extraordinária receita dos bebês, para amar e viver bem cada minuto desta vida. 
 
Primeiro – acordar cantando como as aves que saúdam o novo dia sempre em festa. Não vale chorar nem acordar a casa toda. 
 
Segundo – espreguiçar-se bastante, antes de se levantar da cama. Normalmente, acordamos em sobressalto, pulamos da cama e nos envolvemos com as tarefas, sem ao menos gozar deste prazer de se alongar, esticar, sentir as pernas, os braços, o corpo todo. 
 
Terceiro – pegar todo dia o “solzinho” da manhã, de preferência acordando mais cedo para uma caminhada sem pressa. Uma caminhada que não vise somente o exercício recomendado pelo médico, mas andar e respirar com vagar o ar da manhã que se espreguiça. 
 
Uma caminhada onde os nossos olhos se encham com a radiosidade do sol que desponta e das flores que se abrem, nas praças, lançando perfumes. 
 
Quarto – mostrar para quem amamos que eles são muito importantes para nós. Estender os braços, abraçar, sentir o calor do outro e dizer com todas as letras: bom dia! 
 
Quinto – pedir “colinho”, sempre que possível. Quantas vezes nos sentimos carentes, isolados e não nos encorajamos a pedir ao nosso amor: “abrace-me. Beije-me. Preciso de você.” E, é claro, não esquecer que às vezes, precisamos dar “colinho” também. 
 
Sexto – não se importar com as pessoas que não gostam de criança, de flor e de nós. Não se permitir a mágoa. Elas têm o direito de não gostar de nós, o que não quer dizer que não sejam criaturas boas, úteis a outras tantas pessoas que nos amam. 
 
Sétimo – fazer primeiro, para receber depois, muito dengo e carinho. Não esperar o dia dos namorados, do aniversário, da criança para demonstrar atenção. Todo dia é um dia especial para se comemorar o amor. Que tal hoje? 
 
Oitavo – dar atenção a todos os que se aproximam de nós, mesmo àqueles a quem acabamos de conhecer. Toda criatura traz em si um potencial positivo que nos cabe descobrir e cultivar. 
 
Nono – adorar ouvir o que as pessoas que a gente ama falam e respeitar o que fazem. 
 
E, finalmente, sorrir para todos e para a gente mesmo. Rir muito, todos os dias, sempre que não tiver um justo motivo para chorar… 
 
*** 
 
A vida é um poema de amor e beleza esperando por nós. É um patrimônio por demais precioso para ser desprezada, não importando as circunstâncias ou as dores. 
 
Pense que a vida que você desfruta é o hálito do Pai Criador em sua soberana manifestação de amor por você.

Razão de viver

Renata LombardiMuitas pessoas erguem-se pela manhã acreditando não existir qualquer sentido para despertarem. 
 
Dormem sem nenhum objetivo e acordam do mesmo modo, transformando o dia-a-dia, em uma experiência insossa ou vazia. 
 
Vagam pelas ruas, sem destino certo, à mercê do que lhes aconteça no curso do dia. 
 
Levam uma vida sem direção, desvalorizando o tempo e a oportunidade de estarem reencarnados. 
 
Deixam-se levar pelos “ventos do acaso”. 
 
Não vêem significado em família, em amigos, nem em trabalho. 
 
Quando se estabelece este estado d’alma, a pessoa corre o risco de ser tragada pelo aguaceiro das circunstâncias, sem quaisquer resistências morais para enfrentar as dificuldades. 
 
Com certeza, não é o melhor modo de se viver. 
 
É urgente que nos possamos sentir como peças importantes nas engrenagens da vida. 
 
É necessário que tomemos gradual consciência quanto ao nosso exato papel frente às leis de Deus. 
 
Seria muito belo se cada pessoa – principalmente as que não vêem sentido para a própria vida – resolvessem perguntar-se: “O que posso fazer em prol do mundo onde estou? 
 
Para que, afinal, é que eu vivo? 
 
Para quem é que eu vivo?” 
 
Dificilmente não achará respostas valiosas, caso esteja, de fato, imbuída da vontade de conferir um sentido para sua existência. 
 
Cada um de nós, quando se encontra nas pelejas do mundo terreno, pode viver para atender, para cuidar de alguém ou de alguma coisa, dando valor às suas horas. 
 
É importante dar sentido à vida. 
 
É importante viver por algo ou por alguém. 
 
Dedique-se a um ser que lhe seja querido, que lhe sensibilize a alma, e passe a viver em homenagem a ele, ou a eles, se forem vários. 
 
Dedique-se a uma causa que lhe pareça significativa para o bem geral, e passe a viver em cooperação com ela. 
 
Dedique-se a cuidar de plantas, de animais, do ambiente. 
 
Apóie-se em algum projeto justo, desde que voltado para as fontes do bem, pois isso alimentará o seu íntimo. 
 
Assim seus passos na terra não serão a esmo, ao azar. 
 
Quando se encontram razões para viver, passa-se a respeitar e a honrar as bênçãos da existência terrestre. 
 
Cada momento se converte em oportunidade valiosa para crescer e progredir. 
 
A vida na terra não precisa ser um “campo de concentração” a impor-lhe tormentos a cada hora. 
 
Se você quiser, ela será um jardim de flores ou um pomar de saborosos frutos, após a sementeira responsável e cuidadosa que você fizer. 
 
Dedique-se a isso. 
 
Empreste sentido e beleza a cada um dos seus dias terrenos. 
 
Liberte-se desse amortecimento da alma que produz indiferença. 
 
Sinta que, apesar de todos os problemas e dificuldades que se abatem sobre a humanidade, a chuva continua a beijar a face do mundo e um sol magnífico segue iluminando e garantindo a vida em todo lugar. 
 
Isso porque, todos nós somos alvos da dedicação de Deus. 
 
*** 
 
O tempo é uma dádiva que Deus nos oferece sem que o possamos reter. 
 
Utilizá-lo de forma responsável e útil é dever que nos cabe a todos. 
 
Dê sentido às suas horas, aos seus dias, e assim, por conseqüência, a toda a sua vida.

O romantismo não morreu

Renata LombardiNos tempos que correm, uma onda de pessimismo parece ter tomado conta das pessoas. 
 
Ouvimos idosos, olhando para o passado, e lamentosos, dizerem: Ah, no meu tempo era tão diferente. 
 
Abanam as cabeças, de forma negativa, olhando para os jovens que falam em ficar, em pegar e que parece terem esquecido todas as regras do recato e do bom tom. 
 
Saudosos, esses que amadureceram na vida, lembram do tempo do seu namoro, onde pegar na mão do namorado já queria dizer um compromisso sério. 
 
Beijo antes do casamento, somente na mão, na testa ou na face. Onde, enfim, tudo era reservado para a noite de núpcias. Especial, única, inapagável. 
 
Onde se aguardava o dia do casamento como o do dia D: inigualável. 
 
Ouvindo tudo isso, se nos deixarmos envolver, acabaremos, igualmente por nos contaminar. E tudo passaremos a ver dessa forma. 
 
Como se o romantismo tivesse morrido, o amor tivesse sido substituído por expressões ligeiras de um afeto fantasioso, que hoje é e amanhã é jogado fora. 
 
Contudo, não são todos os jovens que deixaram de sonhar com as coisas belas. E o amor continua na moda. O romantismo subsiste nas almas que amam o belo, o bom. 
 
Verificamos isso, em muitas atitudes detectadas na juventude. Quantas meninas sonham com o baile de debutantes, o serem enlaçadas por um jovem belo e adentrarem o salão, ao som de uma emocionante valsa? 
 
Observamos, em concertos que têm proliferado pelo mundo, acontecendo em grandes estádios, para milhares de pessoas. Ali estão as mais variadas idades presentes: crianças, jovens, adultos, idosos. 
 
E cada qual se emociona à sua maneira com a orquestra, a música, a dança, as cores e as luzes. 
 
Uns choram lembrando os amores já vividos, as experiências passadas. 
 
Outros se emocionam, sonhando com o futuro que almejam para si, ao som dos acordes que se sucedem e do espetáculo que é mostrado no palco. 
 
Quando veem jovens lindas, em vestidos maravilhosos, com seus pares em elegantes fraques se movimentarem aos sons melodiosos de uma valsa, as lágrimas lhes vêm aos olhos. 
 
Elas suspiram… E sonham. Sonham em ter um amor, que seja eterno. Em ter um par para toda a vida. Um par que as beije com delicadeza, que tenha gestos de polidez. 
 
Par que saiba elevá-las no ar, com braços fortes, quando as dores lhes estiverem vergastando os dias, exatamente como os dançarinos fazem com suas acompanhantes, no palco. 
 
Sim, o amor não morreu. As jovens continuam a sonhar com cavalheiros e eles, com verdadeiras damas. 
 
Não nos deixemos contaminar, pois, pela onda de pessimismo que se apresenta em muitos seres. 
 
Saibamos descobrir esses corações mal saídos da infância, sonhando com um futuro de alegria, de amor e de beleza. Para si, para seu par, para sua família, para o mundo. 
 
Ao lado dessas criaturas que parecem para nada ligar, senão para o momento presente, milhares de almas almejam um futuro melhor para esse planeta, começando por idealizar e lutar por sua própria e verdadeira felicidade. 
 
Pensemos nisso e invistamos nesses jovens, que podem ser nossos filhos, nossos netos, nossos sobrinhos, nossos irmãos, nossos amores, bem próximos de nós. 

Tenho certeza que existe sim, Homens cavalheiros e mulheres que se preza, Homens a qual preocupa-se com sua parceira que deseja protege-la de todo mal, que cuida, que está sempre do lado lhe dando apoio e em 1º lugar muito amor…

Descubramo-los e os auxiliemos em sua construção do mundo de amor, desde agora. Por eles, por nós, pelos que virão empós.

Frases para aumentar a sua motivação

  • “O triunfo verdadeiro do homem está quando se levanta das cinzas do erro.” Pablo Neruda
  • “Nunca se queixe do seu ambiente ou dos que lhe rodeiam, pois existem algumas pessoas que souberam vencer no mesmo ambiente, as circunstâncias são boas ou más segundo a vontade ou força do seu coração.” Pabro Neruda
  • “Não reclame da sua pobreza, da sua solidão ou da sua sorte, enfrente com valor e aceite que de uma maneira ou de outra são o resultado dos seus atos e a prova que você vai ganhar.” Pablo Neruda
  • “Não fique triste com o seu próprio fracasso nem passe-o a outra pessoa, aceite na hora ou seguirá justificando-se como uma criança, lembre-se que qualquer momento é bom para começar e que ninguém é assim tão terrível para desistir.” Pablo Neruda
  • “Deixe-se de enganar a si próprio, você é a causa de você mesmo, da sua necessidade, do seu fracasso” Pablo Neruda
  • “Você receberá um corpo, que poderá gostar ou não, mas é seu por quanto tempo você estiver aqui.” Benjamin Franklin
  • “Você aprenderá coisas ao longo do tempo graças a estar matriculado numa escola informal de tempo integral, a escola da vida” Benjamin Franklin
  • “O crescimento é um processo de prova e erro: é uma experimentação. As experimentações falhadas tornam-se parte do processo em igual medida que as experimentações que funcionaram bem.” Benjamin Franklin
  • “Não existe nada na vida que não contenha as suas lições. Se você está vivo, terá sempre algo a aprender.” Benjamin Franklin
  • “Nada morre mais rápido do que uma ideia fechada na sua mente.” Pierre Bonnard
  • “A chave do futuro está escondida na sua vida diária.” Pierre Bonnard
  • “Quanto mais você olha para trás, mais difícil será olhar para a frente.” Pierre Bonnard
  • ” O melhor momento é agora.” Pierre Bonnard
  • “Nunca conseguirá seguir em frente se você pensar sempre na vingança.” Pierre Bonnard
  • “Nada é fácil, nada é dado neste mundo, tudo tem que aprender-se com muito esforço. Um homem que vá em busca do conhecimento deve comportar-se da mesma forma que um soldado quando vai para a guerra: acordado, com medo, com respeito e com confiança. Seguindo esses requisitos, você poderá perder uma batalha ou outra, mas nunca chorar sobre o seu destino.”
  • “Quando você deseja algo, todo o universo conspira para que realize o seu desejo.”
  • “O medo é natural: o medo da liberdade que nos dá o conhecimento é absolutamente natural. No entanto, por mais terrível que seja aprender, é pior viver sem sabedoria.”
  • “Preocupe-se mais com o seu caráter do que com a sua reputação. O seu caráter é quem você realmente é, enquanto a sua reputação é apenas o que os outros pensam sobre si.” Dale Carnegie
  • “Nada no mundo poderá parar o homem com a atitude mental certa de atingir o seu objetivo. Nada no mundo poderá ajudar o homem com a atitude mental errada.” Thomas Jefferson
  • “Aquele que habita no passado e que vive no futuro é apenas uma coisa pequena comparado com o que vive dentro de nós.” Ralph Waldo Emerson

Deus do Impossível

Ontem pela noite ouvi essa musica e chorei muito…. Muito linda..

Quando tudo diz que não
Sua voz me encoraja a prosseguir
Quando tudo diz que não
Ou parece que o mar não vai se abrir
Sei que não estou só
E o que dizes sobre mim não pode se frustrar
Venha em meu favor
E cumpra em mim teu querer

O Deus do impossível
Não desistiu de mim
Sua destra me sustenta e me faz prevalecer
O Deus do impossível
O Deus do impossível

Quando tudo diz que não
Sua voz me encoraja a prosseguir
Quando tudo diz que não
Ou parece que o mar não vai se abrir
Sei que não estou só
E o que dizes sobre mim não pode se frustrar
Venha em meu favor
E cumpra em mim teu querer

O Deus do impossível
Não desistiu de mim
Sua destra me sustenta e me faz prevalecer
O Deus do impossível
O Deus do impossível

 

 

 

Os 11 conselhos de Bill Gates

Regra 1

A vida não é fácil, acostume-se com isso.

Regra 2

O mundo não está preocupado com a sua auto-estima.
O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.

Regra 3

Você não ganhará R$ 20.000 por mês assim que sair da escola.
Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.

Regra 4
Se você acha seu professor rude, espere até ter um Chefe. Ele não terá pena de você.

Regra 5
Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social.
Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.

Regra 6
Se você fracassar, não é culpa de seus pais.
Então não lamente seus erros, aprenda com eles.

Regra 7
Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos”.
Então antes de salvar o planeta para a próxima geração, querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.

Regra 8
Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim.
Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar.
Isto não se parece com absolutamente  NADA na vida real.
Se pisar na bola, está despedido… RUA !!!
Faça certo da primeira vez!

Regra 9 
A vida não é dividida em semestres.
Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

Regra 10
Televisão NÃO é vida real.
Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boite e ir trabalhar.

Regra 11
Seja legal com os C.D.Fs – aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas. Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles.

O que a vida está me ensinando…

Que mesmo longe das pessoas que amamos sempre iremos ama-las até mais do que antes…

Está me ensinando que em nenhum momento da vida podemos pensar em desistir e sim sempre ter pensamentos positivos para uma grande obra em nossas vidas…

Está me ensinando que nada em nossas vidas existem explicações momentâneas e sim em longo prazo que aparecerá às explicações…

Que muitas das vezes nos iludimos com pessoas, mas não podemos esperar em pessoas e sim somente em Deus… Ele sim te surpreende e nunca te abandona… Ele sim é teu amigo… Sabe de todos seus choros, suas felicidades, suas decepções e entre outras…

Que seu sorriso nunca pode sair de seu rosto, pois a única coisa que o inimigo quer é te derrubar, te deixar no chão, lhe tirar tudo que amas para que desista de tudo e não acredite mais em Deus… Por isso nunca abaixe a cabeça para uma desilusão ou até mesmo para uma doença ou com você ou com algum ente querido, temos sempre que termos a nossa fé em 1º lugar…

Aprendi que a solidão dói de mais porem com Deus nunca estamos sozinhos, sempre que estiver sozinho, dobre os joelhos e fale com seu amigo que estás no céu só esperando que você converse com ele como você conversa com um grande amigo…

Melhor lugar a ir quando se encontra muito mal é na casa de Deus…

Que você descobre quais são os parentes e amigos que te amam de verdade no momento da dificuldade estão do seu lado e não aquele que te da presente no seu aniversário…

Descobri que não existe nada melhor do que receber um abraço de quem você ama, principalmente de amigos…

Que a palavra família não significa muito pra mim, pois no momento que mais estou precisando não tenho nenhum do meu lado…

Que temos que valorizar os amigos que nos restam, os verdadeiros, os que estão sempre do seu lado sem que tenha que pedir…

E por fim… Que nada esta acabado e que Deus tem muito mais coisas para me ensinar e eu agradecer pelas obras em minha vida…

Renata Lombardi

Deus é o meu refúgio

Paiva Netto

 

Aos que também carpem as muitas lutas diárias, consagro esta conversa com Aquele que nos pode ouvir, mesmo quando arrogantes e pretensiosos:

 

Deus é o meu refúgio

Ó Deus, que sois o meu refúgio, a Vós, outra vez, ergo o meu pensamento e encontro resposta aos meus propósitos.

Longe de mim as cassandras do desânimo, que anunciam um Juízo Final sem remissão, quando sois Vós — em tudo — o Princípio Eterno da permanência pujante de vida. De Vós não escuto o abismo; todavia, a redenção.

Creio no Amor Universal, que conduz à sobrevivência o gênero humano, que é teimoso em subsistir, apesar das muitas ciladas que lhe são dispostas no caminho.

Esta é a minha Fé Realizante, que vive em Paz com as outras; o meu ideal ecumênico de Boa Vontade, que se esforça pela confraternização de todas as nações, por serem formadas por criaturas Vossas, ó Criador Único de Céus e Terra! Sois a Fraternidade Suprema, o abrigo dos corações. (…) Achei-me a mim porque me identifiquei no Vosso Amor. Sois o auxílio conclusivo à minha Alma.

Sinto o meu ser transbordar de alegria. Em Vosso Espírito, reconheço-me como irmão dos meus irmãos em Humanidade. Nesse Éden, que é o Vosso Sublime Afeto, não me vejo como expatriado, abatido pelas procelas do desalento. Enfim, me encontrei, ó Deus!, porque Vos encontrei.

(…) No Vosso Divino Seio, achei guarida; sob Vosso Amor, meu seguro teto; no Vosso Colo, descanso para a Alma.

Graças Vos dou, Pai Magnânimo, por me ouvirdes!

Sois integralmente Amor; portanto, Caridade, Mãe e Pai da verdadeira Justiça.

Em Vós habita, com fartura, a genialidade pela qual tantos almejam, pois dela o planeta carece: a Vossa Majestosa Luz, que baixa a nós indistintamente, mesmo que não o percebamos.

Confiante em Vosso Critério Sobrenatural, entrego-Vos meu destino, porque a minha segurança de filho consiste na Vossa Sabedoria de Pai!

Que assim seja!

 

Desta forma conclui a sentida prece. Nada melhor que falar com Deus, sobretudo nas horas em que espiritualmente nos devemos fortalecer, que afinal são todas elas. Quem não sofre neste orbe ou padece da privação de alguma coisa que as satisfações terrenas mais sofisticadas não suprem a falta? Busquemos na Fé a Esperança de que necessitamos para nossa sustentação física, mental e espiritual. Que Fé? Escolha a sua.

Ao terminar a minha oração, sentia em mim o bafejo da clemência de nosso Amabilíssimo Educador.

O notável cientista francês Alexis Carrel (1873-1944), Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (1912), após exaustivo estudo, definiu: “A oração verdadeira é um caminho da vida; a vida verdadeira deve ser um meio de oração”.

Está certo o sábio Carrel. Qualquer libertação — que não faça do ser humano escravo — tem início na região do Espírito. Portanto, não haverá brado de Independência definitivo se, pela indispensável educação da mente e do coração, for, no Terceiro Milênio, esquecido que não há nação forte se os seus componentes não souberem o que fazem neste mundo. Voltaremos ao assunto.

 

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.

paivanetto@lbv.org.brhttp://www.boavontade.com

Quando…

Renata LombardiQuando as horas de desgosto e desalento invadirem-lhe a alma e as lágrimas aflorarem em seu olhos, lembre-se das palavras mansas do Cristo, convidando-nos ao Seu regaço… 
 
E quando sentir-se incompreendido pelos que o circundam, e perceber que a indiferença ronda à sua volta, acerque-se dEle: Ele é a Luz, sob cujos raios se aclaram a pureza de suas intenções e a nobreza de seus sentimentos. 
 
Quando o ânimo para suportar as vicissitudes da vida se extinguir e você estiver prestes a desfalecer, chame-O: Ele é a Força capaz de remover as pedras dos caminhos e ajudá-lo a superar as adversidades do mundo. 
 
Quando os vendavais o açoitarem e você já não souber onde reclinar a cabeça, corra para junto dEle: Ele é o Refúgio Seguro, em cujo seio você encontrará guarida para o seu corpo e tranqüilidade para o seu espírito. 
 
Quando lhe faltar a calma nos momentos de maior aflição e você se considerar incapaz de conservar a serenidade de espírito, invoque-O: Ele e a Paciência, que lhe faz vencer os transes mais dolorosos e triunfar das situações mais difíceis. 
 
Quando as dores se abaterem sobre seu corpo e você sentir a alma ulcerada pelos abrolhos dos caminhos, grite por Ele: Ele é o Bálsamo que cicatriza as chagas e minora os padecimentos. 
 
Quando o mundo o iludir com promessas falsas e você perceber que ninguém pode lhe inspirar confiança, vá a Ele: Ele é a Sinceridade, que sabe corresponder à franqueza de suas atitudes e à nobreza de seus ideais. 
 
Quando a tristeza e a melancolia se acercarem do seu coração e tudo lhe causar aborrecimento, clame por Ele: Ele é a Alegria que lhe insufla um alento novo e o faz conhecer os encantos de seu mundo interior. 
 
Quando, um a um, fenecerem os ideais mais belos e você se sentir no auge do desespero, apele para Ele: Ele é a Esperança que lhe robustece a fé e lhe acalenta os sonhos. 
 
Quando a impiedade se revelar e você experimentar a dureza do coração humano, procure-O Ele é o Perdão, que levanta-lhe o ânimo e promove a reabilitação de seu espírito. 
 
Quando você duvidar de tudo, até de suas próprias convicções, e a descrença lhe tomar a alma, recorra a Ele: Ele é a Fé, que inunda-lhe de luz e entendimento e o habilita para a conquista da felicidade. 
 
Quando você não puder sentir a sublimidade de uma afeição terna e sincera e a desilusão lhe tomar de assalto, aproxime-se dEle: Ele é a Renúncia, que lhe ensina a esquecer a ingratidão dos homens e a incompreensão do mundo. 
 
E quando, enfim, quiseres saber quem é esse Alguém tão especial que é Luz, Renúncia, Força, Refúgio Seguro, Paciência, Bálsamo, Sinceridade, Alegria, Esperança, Perdão e Fé, busque conhecer a Boa Nova do Cristo. 
 
Você encontrará em suas páginas o suave convite do Mestre para que O busquemos todas vezes que sentirmos necessidade de Sua ajuda. 
 
Pense nisso! 
 
Jesus é a luz do mundo, só se debate nas trevas aquele que dEle se afasta. 
 
Jesus é bom pastor, somente se perde a ovelha rebelde que não aceita Suas orientações amorosas e sábias. 
 
Jesus é o caminho, só se demora nos labirintos sombrios quem dEle se desvia. 
 
Jesus é a verdade, só se equivoca aquele que ignora Seus ensinamentos. 
 
Jesus é a vida, só duvida da imortalidade quem desconhece a Sua ressurreição gloriosa diante dos 500 da Galiléia.

O que nossos pensamentos determinam

Renata LombardiMarco Aurélio, o grande filósofo que dirigiu o Império Romano, resumiu em nove palavras aquilo que define nosso destino na vida: 
 
Nossa vida é o que os nossos pensamentos determinam. 
 
Inspirado nesta afirmativa, o estudioso Dale Carnegie acrescenta que se tivermos pensamentos felizes, seremos felizes. 
 
Se pensarmos em coisas que nos causam medo, seremos medrosos. Se pensarmos em doenças, provavelmente ficaremos doentes. 
 
Se pensarmos no fracasso, fracassaremos, com toda certeza. Se nos entregarmos à autopiedade, todos irão querer nos evitar, afastar-se de nós. 
 
Normam Vincent Peale afirmou: você não é o que você pensa que é. Mas o que você pensa, você é.
 
Tudo isso se resume na ideia de uma atitude positiva perante a vida. Devemos nos interessar por nossos problemas, mas não nos preocuparmos com eles. 
 
Há uma grande diferença entre uma e outra postura. 
 
Interessar-se significa procurar compreender como são as coisas e tomar calmamente as medidas necessárias para enfrentá-las. 
 
Preocupar-se significa dar voltas em círculos inúteis e enlouquecedores. Significa sofrer antes e ser dominado pelo medo. 
 
Tais posturas são determinadas pelo pensamento, simplesmente. 
 
Desta forma, o pensamento poderá determinar se seremos felizes ou infelizes, independente de onde estejamos, independente das condições de vida que temos. 
 
Napoleão Bonaparte e Helen Keller podem ser bons exemplos que atestam tais afirmações. 
 
Napoleão dispunha de tudo que os homens habitualmente almejam – glória, poderio, riqueza -, e, não obstante, disse, em seu exílio, na ilha de Santa Helena: Não conheci jamais seis dias de felicidade em minha vida. 
 
Helen Keller – cega, surda, muda – todavia, declarou: Considerei a vida tão bela! 
 
Reflitamos sobre tal comparação. 
 
Como viveram os dois personagens? Que postura mental apresentou cada um deles diante das adversidades? 
 
O filósofo grego Epiceto advertiu-nos que devemos nos preocupar mais em afastar da mente os maus pensamentos do que remover tumores e abscessos do nosso corpo. 
 
E a medicina moderna vem comprovando, dia após dia, que a grande fonte das enfermidades está na postura mental, na qualidade do nosso pensar. 
 
Por isso a importância de perceber que nossa vida é o que nossos pensamentos determinam e que vigiando, cuidando do pensar, viveremos muito melhor. 
 
* * * 
 
Emerson, na parte final de seu ensaio sobre a confiança em nós mesmos, diz: 
 
Uma vitória política; um aumento em suas rendas; a recuperação de uma enfermidade; o regresso de um amigo ausente; ou outro qualquer acontecimento exterior, anima-lhe o Espírito e você pensa que lhe estão reservados dias felizes. 
 
Não o creia. Jamais pode ser assim. Nada, a não ser você mesmo, pode trazer-lhe paz.

A questão do tempo

A questão do tempoO vestibulando chega correndo ao local da prova, mas o portão se fecha à sua frente. Ele senta e desaba. 
 
Tanto esforço. Tanta preparação. Tanto estudo. Tudo perdido por um atraso mínimo de segundos. 
 
O pedestre observa o sinal vermelho, mas decide atravessar correndo porque está atrasado para um compromisso. 
 
Freada brusca. Susto. Talvez ferimentos graves. Tudo por questão de um segundo de precipitação. 
 
O funcionário chega correndo, esbaforido, bate o cartão e vai para seu local de trabalho. 
 
Ali, precisa de alguns minutos para se recompor. Subiu as escadas correndo, porque os elevadores estavam lotados e ele não desejava se atrasar, a fim de não ter descontados valores ao final do mês em seu salário. 
 
Desculpas se sucedem a desculpas. Não deu tempo. Não foi possível chegar. Perdi o ônibus. O trânsito estava terrível na hora em que saí. 
 
Tempo é nossa oportunidade de realização, que devemos aproveitar com empenho. 
 
A nossa incapacidade de planejar o tempo provoca a desarmonia e toda a série de contratempos. 
 
O tempo pode ser comparado a uma moeda. Se tomarmos de uma porção de ouro e cunharmos uma moeda, poderemos lhe dar o valor de um real. 
 
Este será o valor inscrito mas o valor verdadeiro será muito maior, representado pela quantidade do precioso metal que utilizamos. 
 
As moedas do tempo têm uma cunhagem geral, que é igual para todos: um segundo, um mês, um ano, um século. Mas o valor real dependerá do material com que cunhamos o nosso tempo, isto é, o que fazemos dele. Para um correto aproveitamento desse tesouro que é o tempo, é preciso disciplina. 
 
Para evitar correria, levantemos um pouco mais cedo. Preparemo-nos de forma mais rápida, sem tanta “enrolação”. 
 
Deixemos, desde a véspera, o que necessitaremos para sair, mais ou menos à mão, evitando desperdícios de minutos a procura disto ou daquilo. 
 
Se sabemos que o trânsito, em determinados horários, está mais congestionado, disciplinemo-nos e nos programemos para sair um pouco antes, com folga. 
 
Esses pequenos cuidados impedirão que percamos compromissos importantes, que tenhamos de ficar sempre criando desculpas para justificar os nossos atrasos, que tenhamos taquicardia por ansiedade ao ver o relógio dos segundos correr célere, demarcando os minutos e as horas. 
 
*** 
 
Na órbita das nossas vidas, não joguemos fora os tempinhos tantas vezes desprezados. 
 
Aproveitemos para escrever um ligeiro bilhete de carinho a alguém que esteja enfrentando momentos graves. 
 
Telefonemos a um familiar ou amigo que não vejamos há muito tempo. 
 
Cuidemos de um vaso de planta. Desenvolvamos idéias felizes para fazer o bem a alguma pessoa que saibamos necessitada. 
 
Valorizemos os minutos para descobrir motivos gloriosos de viver, para aprender a amar a vida e iluminar o nosso caminho.

Para que serve o casamento?

Para que serve o casamento?Você já se perguntou alguma vez sobre os objetivos do casamento? 
 
Sim, porque algum objetivo o Criador deve ter para fazer da união de dois seres uma lei da natureza. 
 
Talvez, refletindo superficialmente você responda que o objetivo do casamento é a perpetuação da espécie humana. Mas será só isso? 
 
Na verdade, o casamento marca grande progresso na marcha evolutiva da humanidade. 
 
E, por quê? 
 
Porque Deus visa não somente a procriação, mas também a evolução moral dos seres. 
 
É assim que o casamento se constitui numa excelente oportunidade de crescimento para aqueles que sabem aproveitá-la bem. 
 
Quando duas pessoas resolvem, de comum acordo, viver sob o mesmo teto, desde logo terão chances de melhoria individual. E a primeira delas é vencer o egoísmo. 
 
Sim, porque o que antes era “meu”, agora passa a ser “nosso”. 
 
Antes de casar, era o “meu” quarto, o “meu” carro, o “meu” aparelho de som, o “meu”… O “meu”…
 
No primeiro dia de convivência mútua, deverá ser o “nosso” quarto, o “nosso” carro, o “nosso” aparelho de som, e assim por diante. 
 
Com o passar dos dias os pares vão se conhecendo melhor, e percebem que o outro não era bem aquilo que parecia ser. 
 
Bem, nosso par tem algumas manias que desaprovamos, e que só notamos graças a convivência diária. 
 
Eis uma ótima oportunidade para aprender a dialogar e resolver conflitos como “gente grande”. 
 
Depois surgem mais alguns membros para nos ajudar a treinar outras virtudes: chegam os filhos. 
 
Agora temos que dividir um pouco mais, e isso nos torna menos egoístas. 
 
Devemos dividir mais a atenção, treinar a renúncia, aprender a passar noites sem dormir, tropeçar em fraldas sujas, correr para o médico nas horas mais impróprias, perder o filme que gostaríamos de assistir… a novela… o telejornal. 
 
A cama, que antes era só minha e passou a ser nossa, agora tem mais alguém nela, disputando espaço. 
 
E não é só o espaço físico que o pimpolho reclama, ele quer nosso carinho, nossa atenção, nossa companhia, nossa proteção. 
 
E aí temos a grande oportunidade de aprender a superar o ciúme, o medo, a insegurança, o desejo de posse exclusiva sobre o nosso par, para amparar esse serzinho que chegou para ficar. 
 
Junto com tudo isso herdamos, também, a família do nosso cônjuge, que nem sempre nos parece uma boa aquisição. 
 
Eis um grande desafio para aprender a fraternidade pura, a tolerância, o desprendimento, a amizade e outras tantas virtudes que ainda não possuímos. 
 
Ademais, para cumprir bem o papel que um dia aceitamos, unindo-nos a alguém de livre e espontânea vontade, é preciso que os dois pilares do templo chamado lar permaneçam firmes até o fim. 
 
Quando isso não acontece está declarada a vitória do egoísmo. Está declarada a nossa falência enquanto seres que desejamos superar os limites e alcançar paragens mais felizes. 
 
Talvez você não concorde com todos esses arrazoados, no entanto, seria bom refletir sobre o assunto. 
 
Há casos de pessoas que optam por não se casar, assumindo, declaradamente seu egoísmo. Com certeza irão responder perante a própria consciência e a consciência cósmica pela decisão tomada. 
 
Considerando que nem todos nascem com o compromisso de se casar, obviamente estamos falando daqueles que tinham assumido esse compromisso, antes de renascer. 
 
Aquele que se casa e promete conviver bem com seu par e com os filhos que Deus lhes envia, mas abandona o barco ao menor indício de tempestade, certamente será responsável pelos destinos daqueles que abandona à própria sorte. 
 
Isso será, fatalmente, sementeira de amargura num futuro próximo ao distante, cuja colheita será obrigatória. 
 
Por todas essas razões, vale a pena pensar ou repensar os nobres objetivos que a divina sabedoria estabeleceu com a união de dois seres. 
 
Vale a pena refletir sobre o que queremos para nós. Refletir sobre as forças internas que devem nos elevar acima dessa miséria moral chamada egoísmo. 
 
Ou será que vamos “jogar a toalha”, numa demonstração tácita de derrota para esse monstro cruel? 
 
Pense nisso! Pense agora! E decida-se pelo amor.

Procura-se um amigo

Procura-se um amigoNo mural de avisos da empresa, alguém colocou um papel digitado em letras grandes, que dizia: 
 
Procura-se um amigo. 
 
Não precisa ser homem, basta ser humano, ter sentimento, ter coração. Precisa saber falar e saber calar no momento certo; sobretudo, saber ouvir. 
 
Deve gostar de poesia, da madrugada, de pássaros, do sol, da lua, do canto dos ventos e do murmúrio das brisas. 
 
Deve sentir amor, um grande amor por alguém, ou sentir falta de não tê-lo. 
 
Deve amar o próximo e respeitar a dor alheia. Deve guardar segredo sem sacrifício. 
 
Não precisa ser puro, nem totalmente impuro, porém, não deve ser vulgar. 
 
Deve ter um ideal e sentir medo de perdê-lo; se for assim, deve perceber o grande vazio que isso deixa. 
 
Precisa ter qualidades humanas; sua principal meta deve ser a de ser amigo; deve sentir piedade pelas pessoas tristes e compreender a solidão. 
 
Que ele goste de crianças e lastime as que não puderam nascer e as que não puderam viver. Que goste dos mesmos gostos; que se emocione quando chamado de amigo; que saiba conversar sobre coisas simples e de recordações da infância. 
 
Precisa-se de um amigo para se contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos sonhos, das realizações e da realidade. 
 
Deve gostar de ruas desertas, de poças d´água, de beira de estrada, do cheiro da chuva e de se deitar no capim orvalhado. 
 
Precisa-se de um amigo que diga que a vida vale a pena, não porque é bela, mas porque já se tem um amigo. 
 
Precisa-se de um amigo para não se chorar, para não se viver debruçado no passado. 
 
Precisa-se de um amigo que nos bata no ombro, sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo. Precisa-se de um amigo que creia em nós. 
 
Precisa-se de um amigo para se ter consciência de que ainda se vive. 
 
* * * 
 
Há, no mundo moderno, muita falta de amizade. O egoísmo afasta as pessoas e as isola. 
 
Contudo, não se pode viver sem amigos. Eles são a aragem branda no deserto das dificuldades. 
 
São eles que nos oferecem o coração que compreende e perdoa, nas horas mais amargas da vida. 
 
Sustentam-nos na fraqueza e nos libertam nos momentos de dor. 
 
Quando a discórdia nos atinge, são eles que estendem os recursos da amizade leal, confortando-nos a alma. 
 
Discretos, os amigos se apagam para que brilhem aqueles a quem se afeiçoam. 
 
* * * 
 
A amizade é o sentimento que imanta as almas umas às outras, gerando alegria e bem-estar. 
 
É suave expressão do ser humano que necessita intercambiar as forças da emoção. 
 
Portadora de paz e alegria, a amizade é presença fundamental nos amores de profundidade. 
 
Quando a desilusão apaga o fogo dos desejos nos grandes romances, os laços da união não se rompem se existe amizade. 
 
E, quando os impulsos sexuais do amor passam, a amizade fica, porque as suas raízes se encontram firmadas no afeto seguro, nas terras da alma.